Conheça o Grupo Davines e seu conceito de beleza e sustentabilidade

4.064 Visualizações

A Davines possui um ideal de beleza que se inspira no conceito de equilíbrio entre conteúdo e forma. Seu estilo é delicado com características únicas, inspirando-se na simplicidade, harmonia e bom gosto. Unindo beleza com sustentabilidade.

Meio ambiente + Beleza = Davines

Em entrevista ao Pensamento Verde, o grupo conta quais são seus principais objetivos como uma empresa sustentável, sem deixar de falar a respeito de seus recursos energéticos renováveis, que agregam valor ao meio ambiente . Confira!

Legenda: Produto Davines OI Oil

Pensamento Verde: Sabemos que a Davines usa apenas recursos energéticos renováveis. Fale um pouco sobre isso, como funciona, como foi desenvolvido…

Davines: A abordagem geral do novo complexo é focada em energia sustentável, redução de resíduos, otimização de recursos naturais e economia de recursos não renováveis.

A política responsável de energia da empresa é expressa através de inúmeras escolhas; em primeiro lugar a integração de um sistema de comunicação e controle interconectados com um Sistema de Gestão de Edifícios e Energia (BEMS) que pode ter impacto em todos os principais protocolos de sustentabilidade. A demanda de energia da Davines Village é completamente atendida por fontes renováveis 100% certificadas, como painéis fotovoltaicos, um sistema solar térmico, um sistema de dutos de ar e um sistema geotérmico, que pode funcionar durante o ano todo, explorando um aquífero subterrâneo cuja água é devolvida ao solo, mantendo assim um nível constante. Os requisitos de energia foram assim reduzidos através de compensação direta com energia de fontes renováveis e quase totalmente auto consumidas. Ações específicas foram adotadas para reduzir a necessidade de luz artificial, energia de irradiação solar e consumo de eletricidade.

O uso de filtros especiais garante uma qualidade de ar quase estéril na fábrica de produção, cujos requerimentos são muito próximos dos exigidos na indústria farmacêutica. A contaminação micro bacteriológica também é prevenida na água utilizada durante o processo de produção, que pode chegar a temperaturas próximas a zero graças ao sistema de osmose usado.

Além disso, o complexo tem 10 estações de recarga para veículos elétricos e um sistema de desidratação para que resíduos orgânicos possam ser utilizados no jardim. Outras iniciativas nesta toada são o uso de canecas, copos e talheres descartáveis apenas, a eliminação de cápsulas de café e outras bebidas e a eliminação de bebidas em garrafas plásticas.

Legenda: Davines Village, fábrica localizada em Parma, Itália

Pensamento Verde: Sabendo que vocês já utilizam recursos energéticos renováveis. Como surgiu a ideia de construir uma fábrica voltada totalmente em prol do meio ambiente?

Davines: Alinhada com o espírito que guia todas as atividades do Grupo, a Davines Village foi projetada para comunicar a mensagem de profundo cuidado com as pessoas e o meio ambiente. Transparência, leveza, natureza, sustentabilidade, comunidade e bem estar são palavras-chave que caracterizam o projeto e encontram expressão através do plano geral, na escolha de materiais, como vidro e madeira e em escolhas e técnicas de construção sustentáveis.

Pensamento Verde: Seus produtos são criados com produtos naturais, que não agridem ao meio ambiente e geram sustentabilidade. Qual a principal inspiração e motivação para a criação deles?

Davines: Genuinamente aberto a discutir e trocar informação e convencido da necessidade de encontrar um tipo de lucro positivamente ético, Davide Bollati, identifica na Beleza Sustentável a aspiração ideal sobre a qual quer construir o sucesso da empresa. No início, o conceito foi realizado através de iniciativas que visavam proteger o meio ambiente e, com o tempo, passou a representar a diretriz que traça todas as atividades da empresa. Essa evolução comprova uma consciência amadurecida: ao adotar um modelo de negócios responsável é possível afetar a sociedade em todos os seus aspectos.

Pensamento Verde: Vocês também trabalham com diversos projetos sustentáveis, poderia nos falar um pouco sobre eles?

Davines: Em 2016, a empresa obteve o certificado B Corporation após o seu desempenho socioambiental em cinco áreas: governança, pessoas, comunidade, meio ambiente e clientes. O Grupo Davines passa a fazer parte de uma rede de empresas comprometidas em transformar os objetivos do crescimento econômico: não mais lucrar por lucrar, mas sim como uma ferramenta para servir a comunidade.

A partir de hoje, além das ações realizadas regularmente pelo Grupo Davines estão a redução de emissões nocivas e o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, a otimização dos recursos hídricos nas diversas fases de produção, o aumento da quantidade de resíduos destinados a reciclagem, o crescente uso de ingredientes naturais altamente biodegradáveis e a redução e racionalização dos materiais usados nas embalagens. Um engajamento similar é direcionado para a responsabilidade social – por exemplo, o voluntariado na empresa. O Grupo permite que os trabalhadores em Parma utilize até 4 dias úteis por ano para atividades de caridade, desde que dediquem o máximo de seu tempo livre à mesma causa. Eu Sustento Beleza, o emblema dos valores vocacionais da empresa, é uma campanha que convida a comunidade internacional de profissionais de beleza a deixar uma marca positiva no planeta através de projetos direcionados ao meio ambiente, sociedade e arte.

Pensamento Verde: Queremos saber a respeito da Carta de pesquisa da Davines e os laboratórios de pesquisa. Como surgiu e qual o principal objetivo com isso?

Davines: O código de conduta é fundamental para se entender como é o trabalho dentro do Grupo Davines. Preparado pelos trabalhadores com a contribuição do filósofo Alberto Peretti, é uma coletânea de valores profissionais relacionados ao comportamento e à ética no trabalho e como pequenos gestos cotidianos podem melhorar o ambiente de trabalho. Além do bem-estar dentro da empresa, o Grupo Davines almeja um objetivo ainda maior: planejar a próspera longevidade da empresa maximizando seus impactos positivos no planeta e em todos os seus possíveis stakeholders.

Pensamento Verde: Para finalizar, qual a missão da Davines?

Davines: Inspirar e melhorar a qualidade de vida dos profissionais de beleza ao redor do mundo, através de conceitos, produtos e serviços que irão permitir a ele oferecer experiência única aos seus clientes.

Grupo Davines

Fundada em 1983 em Parma, na Itália, pela família Bollati, o grupo começou com um pequeno laboratório de pesquisa para cuidados com os cabelos e produção de terceiros, produzindo produtos naturais de alta qualidade. Atualmente, a Davines representa a excelência na fabricação italiana distribuída em 97 países do mundo. Além de sua sede em Parma, a companhia possui filiais em Nova York, Londres, Paris, Cidade do México, Deventer e Hong Kong.