USP em Pirassununga aposta em bikes para facilitar deslocamento de alunos e funcionários

490 views
Reprodução / Jornal da USP A comunidade local pode utilizar as bicicletas por até cinco horas seguidas.

Não chega a ser uma novidade o fato de que a educação é uma das grandes portas a serem exploradas para a revisão/criação de hábitos mais conscientes das pessoas. O canal, inclusive, é um dos mais utilizados para desenvolvimento de novas soluções com foco em sustentabilidade.

Uma das últimas novidades apresentadas pela conceituada Universidade de São Paulo (USP), no mês de março, tem a ver com o projeto Vamos de Bike, que distribuiu 30 bicicletas compartilhadas dentro da unidade de Pirassununga para facilitar o deslocamento local. Isto porque o campus conta com a maior extensão territorial da Universidade, com uma área de 2.239 hectares.

De acordo com o comunicado da universidade em seu site, as unidades foram instaladas próximo ao portão principal do campus Fernando Costa e está disponível para toda comunidade local (alunos, professores e funcionários da instituição). Para utilização, basta o usuário fazer o cadastramento e concordar com os termos de responsabilidade.

Contando com um espaço incrível para atividades de lazer e entretenimento ao ar livre, o campus de Pirassununga deixará as bicicletas à disposição de todos os portadores do cartão USP, que, por sua vez, poderão usá-las por até cinco horas seguidas. Após o período, a bike deve ser devolvida no local de retirada.

A direção do campus afirmou ainda que a intenção é contar com mais três pontos de compartilhamentos de bicicletas e, com o tempo, expandir sua disponibilidade de empréstimo também para a comunidade externa à Universidade. Mas para isso, é necessário analisar o resultado do período experimental.