Les Avanchets: a cidade onde cada morador tem uma horta

898 views
Reprodução / Yann Arthus-Bertrand A prática já existe em Les Avanchets há anos e é herança da Primeira Guerra Mundial.

Uma cidade que parece saída de um sonho. Les Avanchets fica em Genebra, na Suíça, e pode ser considerada uma enorme horta urbana. Tudo começou após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando alguns trabalhadores da cidade tiveram a oportunidade de ganhar loteamentos de terra distribuídos pelo governo como uma das medidas para a reconstrução e fortalecimento do país.

Com a distribuição, logo os moradores passaram a se organizar para que fosse viável a produção de pequenas hortas nos quintais das casas. Os vizinhos passaram a se especializar no cultivo dos alimentos que mais lhes apeteciam, mas, para garantir a variedade de produtos, a troca de alimentos também passou a fazer parte da rotina.

Frutas e verduras orgânicas e cultivadas com muito carinho garantem o abastecimento da cidade e a saúde da população. O fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand postou recentemente em seu site uma imagem aérea da cidade onde é possível ver o quão agradável é o ambiente cuidado pelos moradores. A Suíça é um dos países que mais investem em hortas urbanas, contando com 50 mil hectares em seu território. Ideia inspiradora!