Israel pode ter o primeiro táxi voador do mundo

523 views
Reprodução / SkyTran Os veículos terão capacidade para carregar até quatro pessoas e ficarão a seis metros do nível das ruas.

A empresa norte-americana SkyTran está desenvolvendo um táxi voador que mais parece uma tecnologia saída de desenhos animados, como os Jetsons. O táxi será alimentado por levitação magnética e está programado para ser lançado em 2016.

A IAI de Israel (fabricante de produtos aeroespaciais e aeronáuticos), é associada do projeto e, junto com a SkyTran, está desenvolvendo as estratégias de transporte do táxi. Yosef Melamed, diretor da IAI, explicou ao site Times of Israel que o projeto abrange áreas de engenharia, robótica e controle e que esse tipo de transporte será o primeiro já feito em Israel.

O sistema consiste em uma rede controlada por computadores e em um veículo do tipo “Jet-like”, com capacidade para quatro pessoas sem necessidade de motoristas. A tecnologia faz com que o veículo corra pela rede impulsionado por levitação magnética. A princípio, ele será movido por energia elétrica, mas já está prevista no projeto a implementação de painéis solares para gerar a energia necessária. Nesta etapa, o projeto se tornará 100% sustentável.

Melamed explica também que os táxis circularão a 100 Km/h e o sistema passará acima da superfície de tráfego, sem parar em estações, o que faz do transporte um meio muito mais rápido e que não interfere no trânsito normal. Que essa ótima ideia se espalhe por todo o mundo e chegue em breve no Brasil!

Reprodução / SkyTran Jerry Sanders, diretor-executivo da SkyTran, ao lado de um dos veículos pilotos que pode estar nas ruas até 2016.