Empresa chinesa apresenta projeto de ônibus que circula acima do trânsito

307 Visualizações
Land Airbus
Foto: dvice

No dia 26 de julho, uma sexta-feira de noite chuvosa e agitada por manifestações populares, São Paulo registrou o histórico recorde de 300 quilômetros de vias congestionadas. Entretanto, a situação faz parte do cotidiano da população de grandes metrópoles do mundo. Para resolver tal questão, a empresa TBS China apresentou um projeto que pode ser a solução para o trânsito: um ônibus que circula sobre os carros.

Enquanto São Paulo planeja consolidar 220 km de faixas exclusivas para transporte coletivo até o final de 2013, os chineses, que também sofrem com as condições de tráfego caóticas, fizeram uma demonstração em vídeo do Land Airbus, veículo que percorre trilhos suspensos logo acima dos automóveis.

O produto da TBS China tem a vantagem de contar com a parte inferior que não ocupa espaço nas avenidas, funcionando como um túnel, facilitando a circulação de carros e motocicletas nas pistas. A promessa é de que o acesso ao ônibus seja facilitado através de saídas de emergência e elevadores, localizados em pontos de parada.

De acordo com os idealizadores do “aero ônibus”, a invenção tem instalação barata, necessita de pouco tempo para ser construído e é capaz de levar quantidade de passageiros similar aos trens do metrô. A nova condução possui articulações para se adaptar a qualquer tipo de trajeto.

Contudo, em uma cidade já construída, é necessário elaborar medidas para que sejam evitados atritos entre o Land Airbus e os demais veículos numa situação de curva, por exemplo. Porém, a obra de transporte suspenso pode ser uma boa opção, ou, literalmente um “negócio da China”, para as novas cidades planejadas.

Veja o vídeo do projeto e entenda como o Land Airbus funciona: