Designers criam projeto para combater a cultura do desperdício

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Reprodução / Facebook Além dos pratos, as profissionais ministram palestras e workshops.

O número de pessoas que passam fome no mundo caiu 25% nos últimos 25 anos, atingindo em 2015, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Apesar da redução, o problema não acabou e ainda atinge uma em cada nove pessoas.

Outra pesquisa recente da FAO revela, ainda, que além da fome mundial, é preciso olhar para um assunto semelhante: o desperdício de alimentos. Os dados revelam que cerca de 1/3 dos alimentos produzidos anualmente no mundo para consumo humano é perdido ou desperdiçado.

Em países industrializados e em desenvolvimento, anualmente são desperdiçadas 670 e 630 milhões de toneladas, respectivamente. Só na Alemanha, o número é de 11 milhões de toneladas. Com essas informações em mãos e chocadas com os valores tão altos, as amigas Lea Brumsack e Tanja Krakowsk decidiram tomar uma atitude para reverter esses problemas.

Uma nova chance para os alimentos

Moradoras de Berlin, elas resolveram apostar na gastronomia para combater o desperdício de comida no país e fornecer ao público opções mais sustentáveis. Dessa forma, desde 2011, as duas mantêm a Culinary Misfits, uma empresa que tem como matéria-prima alimentos em ótimo estado, como hortaliças, tubérculos, frutas e verduras.

Esses produtos geralmente são jogados fora por armazéns, feiras, supermercados e afins, devido sua aparência inadequada para venda. Então, para acabar com essa ideia de padrões simétricos nos alimentos, as amigas preparam refeições para eventos de pequeno e médio porte, a fim de provar que qualquer alimento é lindo e saboroso.

Ao transformar as hortaliças e produtos em geral em sanduíches, petiscos, saladas, doces e compotas, elas transformam qualquer refeição simples em um banquete de cores e sabores, garantindo um melhor aproveitamento do que, antes, seria jogado fora com outros materiais e resíduos químicos.

Projetos de conscientização

Dessa forma, a Culinary Misfits busca – e consegue – conscientizar as pessoas em relação ao desperdício desnecessário e absurdo de comidas. Para atingir cada vez mais pessoas, além dos eventos e dos banquetes deliciosos, a empresa realiza workshops para motivar a sociedade, ensinar suas receitas e ministrar palestras e consultorias para locais voltados à culinária.

As amigas acreditam que por meio do seu trabalho, conseguirão mobilizar a população em geral e ajudar a acabar, cada vez mais, com a fome no mundo. Elas ainda atuam com a reciclagem de materiais, como vidros, e em brechós, incentivando o reaproveitamento de todos os tipos de produtos.