Desde junho do ano passado circulam por São Paulo dez táxis elétricos que partem diariamente da Avenida Paulista (esquina com a Rua da Consolação), Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e em frente ao Teatro Municipal (Centro). Silenciosos, econômicos e sustentáveis, eles se tornaram os queridinhos do público e do meio ambiente.

Táxi elétrico de São Paulo
Foto: agenciat1

Os modelos Nissan LEAF podem rodar até 160 km sem precisar recarregar e levam apenas 30 minutos para abastecer a bateria. Os postos de recarga rápida estão nos estacionamentos das concessionárias Nissan localizadas nos bairros da Lapa, Tatuapé, Vila Guilherme, Vila Olímpia e Vila Prudente. Com o objetivo de mostrar que os carros elétricos podem baratear e ter chance no Brasil, este projeto piloto é fruto de uma parceria firmada entre Nissan, Prefeitura de São Paulo, AES Eletropaulo e a Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo (Adetax).

O modelo, de fato, é bastante econômico: nos primeiros cinco meses de uso, a concessionária divulgou um balanço com o gasto dos veículos. Cada carro percorreu em média 10 mil quilômetros e o custo nesse período foi de R$ 537. Se o abastecimento tivesse sido feito em gasolina esse valor chegaria perto dos R$ 2.300.

Além dos táxis 100% elétricos, a capital paulista já conta com 20 veículos híbridos do modelo Toyota Prius, que possuem dois motores: um movido à eletricidade e outro à combustão.