Os brasileiros Luma Pinto, 25, e Eduardo Melo, 27, estão há quatro meses na estrada desenvolvendo ações voluntárias por meio do projeto Bem Trilhado. O objetivo das expedições, segundo eles, é criar um “Mapa do Bem” que vai conectar causas com pessoas que desejam ser voluntárias. O casal já percorreu os Estados Unidos, Panamá e Colômbia e rumam para o Equador.
O casal oferece suporte às ONGs em marketing, música e comunicação. “Nós somos publicitários e adicionalmente temos habilidades complementares. Por exemplo, eu faço arte gráfica e ela tem aptidão musical. E em cada instituição fazemos um trabalho personalizado de acordo com a necessidade deles”, comenta Eduardo.
Nos Estados Unidos, o casal levou músicas temáticas e brincadeiras de São João à Saint Louis, em parceria com o instituto Viva Brasil, e estimulou a doação de roupas em uma campanha que preparou diversos contentores para receberem as doações da região.
No Panamá, o casal participou da coleta anual da organização sem fins lucrativos Techo. Juntamente com vários jovens voluntários, eles foram para os semáforos do bairro Costa del Este pedindo doações.
Atualmente, eles estão na cidade de Medellín, na Colômbia, onde estão finalizando a parceria com a corporação Por un Sueño. “Estamos muito empolgados com esse desfecho, que une música, publicidade e trabalho social. Há três meses estamos trabalhando em cima deste espetáculo. A ideia é fazer as crianças brilharem e construírem sua autoconfiança. Isso nos exigiu bastante tempo e trabalho, mas enche de brilho os nossos olhos”, confessa Luma.
Além do coral, eles realizaram ações independentes de estímulo à leitura e foram convidados para palestrar em um evento sobre voluntariado, ainda na cidade de Medellín. A partir daí, o casal parte com destino a novos desafios, desta vez, no Equador.