Brasil ganha primeiro laboratório de biogás com selo do INMETRO

374 views
Reprodução / CIBiogás Reconhecimento dará mais confiança aos resultados dos testes realizados.

O laboratório do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), em Foz do Iguaçu, Paraná, será o primeiro do país a receber a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Através do selo ISO 17025, o centro passará a atender os mais rigorosos critérios, garantindo maior confiança para os resultados dos testes realizados.

Com a notícia, os pesquisadores poderão fazer análises mais precisas sobre a produção de biogás, gerado a partir de dejetos animais e/ou resíduos da agricultura. Também desta forma a geração de energia (elétrica, térmica e veicular) poderá ser produzida e monitoradora com maiores informações.

O objetivo do CIBiogás é agora despertar o interesse de novos agricultores e proprietários rurais, para estimular cada vez mais a produção de biogás, além de processar uma quantidade maior de dados que sejam valiosíssimos para novas pesquisas e experiências.

“A precisão é tanta que conseguimos identificar se um fornecedor mudou a ração dos animais. É possível, com isso, auxiliar na criação adotada por aquela propriedade, já que uma é diferente da outra, mesmo sendo vizinhas”, explica o gerente de desenvolvimento tecnológico do centro Eduardo Trindade, em entrevista ao G1.

Com uma série de transformações estruturais que vem sendo realizadas desde 2012, o laboratório tem capacitado seu corpo de profissionais e aprimorado seus procedimentos. O CIBiogás é constituído por um conselho de 16 instituições que desenvolvem e apoiam projetos relacionados às energias renováveis, num total de 11 unidades de produção de biogás no país.

“Esta acreditação dá ainda mais confiança aos resultados, já que todos os processos e procedimentos são padronizados seguindo uma excelência mundial”, conclui Trindade.