Reprodução / Facebook Sorvete alerta sobre os problemas da mudança climática.

A Ben and Jerry´s lançou uma campanha com um novo sabor de sorvete, o SOS, que tem por objetivo alertar para os problemas da mudança climática. Por conta da Conferência do Clima, que acontece em dezembro, Paris, outra meta da iniciativa é pressionar os líderes das nações desenvolvidas e das Nações Unidas a trabalhem na busca de 100% de Energia Limpa até 2050.

A marca de sorvetes age em parceria com a Avaaz, uma comunidade de mobilização online que se dedica ao tema do meio ambiente e mudanças climáticas. Para cumprir seus objetivos, a Ben and Jerry´s irá colher assinaturas para uma petição que chegará até os líderes mundiais em dezembro. A petição pode ser assinada no link.

O SOS é feito à base de framboesa e possui marshmallow, calda de framboesa e cones de chocolate branco e chocolate ao leite em sua composição. Ele será consumido envolto por um cone de casquinha que derrete e faz alusão ao derretimento das calotas polares. O nome da campanha é “Se derreter, melou!”, uma metáfora tanto para o sorvete quanto para a situação climática que vivemos.

Marca encabeça outras ações ambientais

Além do novo sabor de sorvete a campanha contará com ações nas ruas, lojas da marca e internet. Uma kombi da Ben and Jerry´s vai estacionar em inúmeros pontos da cidade de São Paulo para colher assinaturas e toda a ação será filmada e disponibilizada em canais do youtube posteriormente.

A petição está correndo em mais de 35 países e tem por meta 3 milhões de assinaturas. Hoje, já conta com cerca de 2,9 milhões. A Ben and Jerry´s explica em seu site a preocupação com o preço que milhões de pessoas de países em desenvolvimento pagarão em nome de uma industrialização e poluição historicamente geradas no mundo desenvolvido.

A marca explica que a justiça climática é urgente e que é possível adotar medidas de reduções drásticas das emissões de gases do efeito estufa. A própria Ben and Jerry’s busca, desde 2002, medidas de compensação para suas atividades e garante que até 2050 adotará uma cadeia produtiva 100% limpa.

Assista ao vídeo para saber mais sobre a campanha: