A bicicleta é o transporte mais prático da modernidade, além de não emitir gás carbônico. Para continuar gerenciando o espaço entre a população e os meios de transporte, além das 9 milhões de bikes no país, uma empresa japonesa de engenharia de automação, especializada em programação de máquinas, criou um estacionamento subterrâneo que consegue guardar mais de 200 bicicletas.

Eco-Cycle
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Os Eco-Cycles, estacionamentos subterrâneos anti-sísmicos (contra efeitos do terremoto) de bicicletas em Kochi, sul do Japão, são adaptados para guardar vários tipos de bicicletas: de ciclismo, corrida de montanha, bicicleta elétrica, com cestinha e cadeira de criança. A ideia é tornar mais seguro o local para guardá-las.

A proposta da empresa é colocar os Eco-Cycles próximos aos comércios para que os usuários utilizem o estacionamento com mais frequência, além de desocupar o espaço da movimentação dos pedestres nas calçadas.

Eco-Cycle
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O estacionamento tem 7 metros de largura e 11 metros de profundidade. Para utilizar o serviço o usuário se cadastra, recebe um cartão e paga uma taxa de 35 reais por mês. Feito isso, ele vai até o estacionamento, encosta o cartão em um leitor e a bicicleta próxima à porta, que abrirá automaticamente e levará a bike até a vaga desocupada em aproximadamente 10 segundos.

O estacionamento subterrâneo de bicicletas desenvolvido pela empresa já foi instalado em outras cidades. Em média são quatro Eco-Cycles distribuídos em 13 cidades japonesas. Este modelo de estacionamento é parecido com o sistema de armazenamento de bikes da Espanha, conhecidos como Biceberg. O fabricante do Eco-Cycle garante a segurança da bicicleta, que dispensa o uso de cadeados e ainda possui tecnologia antifurto e vandalismo. A ideia deu tão certo que a empresa criou um estacionamento subterrâneo com o mesmo sistema para guardar carros.

Estacionamento subterrâneo de carros no japão
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Assista ao vídeo e entenda como funciona o Eco-Cycle: