Realizada em maio, a 25ª Feira de Mobiliário Contemporâneo (ICFF, em inglês) é a principal feira de design de móveis em Nova Iorque que reuniu as inovações do ramo e as tendências de decoração. O destaque este ano foram dos produtos que mesclaram conforto, estilo e sustentabilidade. O Centro de Exposições Jacob Javits uniu designers norte americanos que deram vida aos objetos que se tornariam obsoletos ou teriam o lixo como destino final.
As lâmpadas do ateliê Designtree da Nova Zelândia, não abrem mão da sustentabilidade. As luminárias da série Frankie Lamps são produzidas com feltro, barbante e baseada em FSC (Forest Stewardship Council), certificado internacional que confirma o manejo da maneira pelas condições que não agridam drasticamente as florestas. A série reúne ainda mesas e lâmpadas em pedestais feitas a partir dos mesmos critérios de sustentabilidade.
O estúdio Colin Selig, de São Francisco, especializado em obras de propeno, plástico resistente, levou à ICFF os últimos modelos de bancos e cadeiras. A Colin tem projetos para licenciar o produto e permitir que artesões possam produzi-los exportá-los para outros países.
Luminária escorredor de macarrão
Nadia Belalia, designer americana, transformou um coador de aço ou escorredor de macarrão em luminária. Belalia reaproveitou o utensílio cortando-o para dar um destaque arrojado e não dar a ideia de que a luminária parecesse realmente um coador. O toque final ficou por conta da tinha laranja brilhante. Outro modelo é ainda mais sofisticado, são pequenas peças do coador cortadas simetricamente e coladas sobrepostas que receberam tinta apropriada para aço na cor preta.
Cadeira de bicicleta
A bicicleta é a matéria-prima primordial do estúdio The Recycler. Os designers criaram uma cadeira a partir dos canos de uma bicicleta. Os pés são feitos de quatro guidões de bicicletas reaproveitadas. Já o assento é composto pelo conjunto de partes de alumínio da roda. O acabamento ficou por conta da tinha vermelha própria para pintar alumínio.
Confira mais novidades do ICFF 2013 que pode servir de inspiração para designers brasileiros no mercado de decoração sustentável:
Luminária feita com papelão da Graypants
Lustres de LED do estúdio Moooi
Lâmpada parecida com uma colmeia, criada por Patrick Weder Design, é feita com fibras de papel e arame
Lâmpada em tripé feita com LED do Molo Design
O Kiga Kitchen Garden é uma horta modular utilizada para cultivar plantas frescas para cozinhar
Lustre feito de pedaços de tronco recolhidos na costa de British Columbia que utiliza pouca energia, por hinterlanddesign
Cadeira feita de plástico reciclado do Dirk Vander Kooij
Dutchtub é uma banheira de água quente aquecida com fogo a lenha produzida pela Weltevree
A OLED Tree é uma luminária da Blackbody feita com lâmpadas de baixa energia