A Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki usará barro de origem local e porções de revestimento de madeira colhidas de espécies nativas

O arquiteto David Adjaye e seu estúdio de arquitetura, a Adjaye Associates, desenvolveram a biblioteca presidencial Thabo Mbeki, que será construída em Joanesburgo, na África do Sul. O prédio irá homenagear o segundo presidente pós-apartheid (Thabo Mbeki), e visa celebrar a história antiga e contemporânea do país.

Com sua estrutura constituída por oito estruturas em formato de cúpulas, – que se assemelham a celeiros africanos tradicionais -, serão feitas com taipa de pilão. Além da biblioteca, a construção contará com um centro de pesquisas, um museu, salas de seminário, salas de leitura, um auditório e espaços para exibições temporárias.

Foto: Divulgação | Adjaye Associates

A biblioteca presidencial Thabo Mbeki de 5.400 metros quadrados será construída será construída usando terra de origem local em uma tentativa de reduzir a pegada de carbono.  Além disso, também serão utilizados porções de revestimento de madeira colhidas de espécies nativas e o piso de azulejos será feito de pedra local. Para minimizar ainda mais a emissão de carbono do edifício, a Adjaye Associates planeja utilizar painéis solares fotovoltaicos no telhado para gerar eletricidade. Para reforçar a proposta, a biblioteca também contará com um sistema de aquecimento geotérmico, que utilizará o próprio calor das paredes para manter o edifício em uma temperatura ideal.

Uma vez concluída, a biblioteca contará com dois níveis, sendo que um deles ficará no subsolo.  Embora os detalhes sobre os interiores da biblioteca ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que a cor das paredes de taipa se encontre com móveis minimalistas feitos com madeira escura. As salas devem contar ainda com uma abertura geométrica para melhorar as condições de iluminação. Já para conectar as cúpulas que formam o espaço, haverá um corredor que se estenderá por toda a extensão do edifício e levará também para uma grande escada em caracol que dará acesso ao andar inferior.

Dê só uma olhada como ficará a biblioteca neste vídeo: