Almoço sem carne: veja 5 alternativas para montar o seu cardápio para a refeição

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foto de prato com salada
A “segunda sem carne” é uma iniciativa desenvolvida para reduzir a quantidade de carne consumida pelas pessoas. 

Quando o assunto é consumo de carne ao redor do mundo, há espaço para muita discussão: enquanto alguns indivíduos criticam fervorosamente a matança de animais, outras não abrem mão de uma refeição com um bife. Na verdade, porém, reduzir a quantidade de carne consumida é importante para o planeta em várias esferas — inclusive no que diz respeito à sustentabilidade e economia.

Isso porque o gado mundial ocupa cerca de um quarto do total da área terrestre, e segue se expandindo e levando ao desmatamento. Os animais também consomem grande parte dos recursos naturais, especialmente a água: para cada quilo de carne, são consumidos 43 mil litros de água.

Muitos dos vegetais também vão parar no estômago das vacas e bois, entre outros animais, sendo que um terço dos grãos no mundo são destinados à alimentação de gado. Para completar, esses animais também são considerados um dos principais causadores do efeito estufa, devido à sua flatulência em grande escala.

Portanto, diminuir o consumo de carne é importante para todos. Você não precisa virar vegetariano de uma hora para outra, mas certamente pode ajudar um pouquinho. Para isso foi criado o movimento “Segunda Sem Carne”, incentivando a redução do consumo de carne em pelo menos um dia na semana. Então, que tal ter algumas ideias para um almoço sem carne?

5 alternativas para um almoço sem carne

Legumes, tubérculos e raízes

Os legumes são ótimos para construir pratos sem carne, e não apenas para substituir a mistura. É possível usá-los para fazer muitas refeições, como macarrão de batata-doce, sopa de abóbora ou nhoque de batata e cenoura.

Grãos

Grãos são essenciais para um cardápio saudável, e também oferecem várias possibilidades de receita. Tente fazer um risoto 7 grãos, por exemplo, ou até mesmo um hambúrguer de grão-de-bico.

Carne de soja

Nem todos concordam, mas muitas pessoas adotam a carne de soja como substituta da carne vermelha e ficam muito satisfeitas com o resultado. A soja faz muito bem ao organismo e pode formar pratos bem gostosos, como um estrogonofe de carne de soja.

Pão

Pães devem ser consumidos com cuidado, já que contém carboidratos, mas isso não quer dizer que eles não possam fazer parte da hora do almoço de vez em quando. Que tal tentar algumas almôndegas de pão, ou talvez uma sopa de legumes servida no pão?

Substituições

Além da soja, há várias outras maneiras de substituir ingredientes em refeições tradicionais. É possível fazer pastéis de milho, sobremesas de abóbora (doces ou salgadas), lasanhas de berinjela, cuscuz marroquino com legumes… tudo o que sua criatividade permitir.

Vale lembrar que algumas pessoas ainda incluem a carne de peixe como alternativa para a dieta, já que não se trata de carne vermelha. Ainda assim, é possível ter um ótimo almoço sem carne e sem sentir falta dela!

Imagem: istock.com / LarisaBlinova