© Depositphotos.com / minervastock Coleção traz oito volumes com dicas de como ser sustentável.

Cada vez mais conscientes, os consumidores têm selecionado não apenas o que colocam no carrinho de compras e na mesa, mas também como se portam as empresas que fabricam estes produtos.

E sabendo que existe essa preocupação, o Sebrae tem ajudado as empresas a serem mais amigas do meio ambiente por meio de cartilhas. Compostas por oito volumes, as temáticas têm o objetivo de aprimorar os conhecimentos de pequenos empresários em práticas sustentáveis e agregar valor.

A cartilha já está em sua segunda edição e traz importantes dicas a quem quer gerir de maneira sustentável e consciente. Veja algumas delas:

Produção limpa

Esteja atento a cada etapa de produção em sua empresa. Tenha estratégias contínuas voltadas ao meio ambiente. Evitar desperdícios de produtos, prever danos ambientais e evitá-los, bem como reduzir riscos de catástrofes e vazamentos de poluentes e reduzir o descarte de materiais na natureza são algumas das pautas que sempre devem ser levantadas.

Parcerias

A relação empresa-governo-sociedade deve ser sempre estreita e com diálogo. Muitas ações em prol do meio ambiente dependerão de avaliações governamentais e de ciência e tecnologia que podem ser encontradas nas universidades e em ONGs já engajadas na resolução de determinados problemas. Buscar parcerias cria um círculo agregado de sustentabilidade e faz com que toda a sociedade se envolva de maneira efetiva no processo de mudança de comportamento e respeito à natureza.

Educação

Oferecer cursos e treinamentos para seus funcionários, no que se refere à manutenção de equipamentos e uso inteligente dos recursos, é fundamental para a criação de uma equipe coesa e consciente. Educação é compromisso que sempre deve ser ampliado e levado a toda a sociedade. Dê exemplos, mas também dê a oportunidade para as pessoas gerirem melhor seus recursos e saberem dar o descarte correto às sobras.

Comunicação e Marketing

Ideias boas devem ser sempre disseminadas. O marketing verde tem por proposta vincular marcas às suas atividades ecologicamente corretas. Pessoas que possuem consciência ecológica darão prioridade a produtos que provêm de fontes confiáveis e que foram feitos respeitando a natureza. Esses produtos têm valores agregados em suas marcas.

Gestão para a sustentabilidade

A sustentabilidade agrega valores a uma instituição. Líderes sustentáveis são criativos e focados na verdadeira inovação, na criação de meios de melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade. Dentro de uma empresa sustentável, todos devem estar envolvidos e conscientes de suas práticas e dominarem seu trabalho de forma a entenderem que estão devolvendo à sociedade um bem que deve ser cuidado e respeitado.