Programa de logística reversa da Embraco recicla 10 mil toneladas de materiais

© Depositphotos.com / heiko119 Reciclagem feita pela empresa aumentou 30% desde que o programa foi implementado.

Cerca de quatro mil automóveis poderiam ser fabricados com a quantidade de materiais reciclados pela Embraco entre 2015 e 2016. No total, são 9.518 toneladas de materiais (aço, alumínio, ferro etc.) processados no período pela empresa, por meio de sua unidade de negócios, a Nat. Genius, o que tem movimentado e vem chamando atenção do setor de economia circular no país.

Os números impressionantes são comemorados pela Nat. Genius, responsável pela logística reversa de eletroeletrônicos e componentes, e tem impactado positivamente para o aumento da reciclagem de materiais no país. Para se ter uma ideia, desde que começou suas atividades, há dois anos, a empresa já aumentou seus números na reciclagem de aço e plástico em 30% e 39%, respectivamente.

Tais feitos conquistados pela multinacional do setor de compressores herméticos fez com que a Embraco se tornasse base para desenvolvimento do estudo “Uma Economia Circula No Brasil: Uma Abordagem Exploratória Inicial”, redigido pela Fundação Ellen MacArthur, uma entidade global que trabalha estrategicamente com diversas empresas líderes de importantes setores econômicos para demonstrar o impacto da economia circular em grande escala.

Em release oficial, o gerente da unidade de negócios da Embraco, Luiz Ricardo Berezowski, diz: “O Nat.Genius é uma operação considerada referência mundial em economia circular. Ela busca encontrar soluções viáveis e eficientes voltadas à logística reversa, à reciclagem e ao desenvolvimento de produtos com base em conceitos da economia circular.”

Berezowski diz ainda que a Embraco busca operar e suportar seus clientes e fornecedores a viver a Economia Circular: um conceito multidisciplinar, amplo e agregador, que precisa ser adaptado às características de cada país, região e cidade. “Por isso tal estudo é tão importante para a construção coletiva da Economia Circular, em conformidade com a realidade do nosso país”, explica o gerente.

Segundo a empresa, atualmente as operações da Nat. Genius são capazes de recolher e processar um total de dois milhões de eletroeletrônicos e seus componentes por ano. “Esta é a base sobre a qual a Embraco pretende criar condições para que o negócio seja expandindo rapidamente”, finaliza o executivo.

Redação Pensamento Verdehttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.