Inscrições para o Benchmarking Brasil terminam dia 31 de março

Iniciativa certifica empresas que trabalham sem prejudicar o meio ambiente

13 de março de 2017
publicado por
Redação

Reprodução / Benchmarking Brasil Selo reconhece empresas que adotam práticas sustentáveis.

O Benchmarking, um dos selos de sustentabilidade mais respeitados do país, chega à sua 15ª edição com o objetivo de certificar as empresas e gestores que conseguem aliar com maestria bons serviços e cuidados com o meio ambiente. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de março.

Desde 2003 o Programa Benchmarking se dedica a informar a sociedade o “modus operandi” das organizações em relação as questões socioambientais, mostrando como a sustentabilidade é aplicada no dia a dia de cada uma delas.

Nas 14 edições já realizadas, 350 cases de sustentabilidade já foram certificados nas categorias: Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

Para participar, as organizações devem estar cientes e em condições de atender os requisitos do regulamento.

Comissão internacional

Para receber a certificação, as empresas inscritas são avaliadas por uma comissão formada por especialistas. Neste ano de 2017, representantes de sete países participarão da Comissão Técnica. Sem ter acesso ao nome das organizações, cada um pontuará diferentes quesitos.

Entre os jurados estão Aline Cardoso, vereadora da cidade de São Paulo, Fernanda Mocellin Baumhardt, professora Associada do Centro de Educação e Investigação em Ação Humanitária (Genebra/Suiça), Jacimara Guerra Machado, Diretora de Qualidade Ambiental do IBAMA (Brasília/DF) e Sérgio Monforte – Especialista em Sustentabilidade do CNI – Confederação Nacional da Industria (Brasília/DF).

A metodologia de seleção dos cases é reconhecida pela ABNT e os cases certificados são compartilhados em publicações, bancos digitais, e eventos técnicos

Fóruns de Sustentabilidade

Desde 2000, nos meses de fevereiro, março e abril o Benchmark Brasil reúne os especialistas, pesquisadores, gestores e ativistas para apresentarem seus cases e projetos certificados pelo Programa no ano anterior. São encontros para exposição de cases, projetos e APPs.

Os eventos, em consonância com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU, são itinerantes e em parceria com universidades, escolas profissionalizantes, e entidades representativas.

Importantes momentos são transmitidos ao vivo pelo Live do Facebook do Instituto MAIS. Os interessados podem participar gratuitamente, mediante inscrição, e recebem certificado.

Sobre Benchmarking Brasil

O programa pioneiro de valorização das boas práticas de sustentabilidade, e de quem trabalha com elas, realizou sua 1ª edição em 2003. Tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País e já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades.

Em 2013, o Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha.

O portal Pensamento Verde é um dos apoiadores do Benchmark Brasil. Conheça aqui a lista completa de empresas e mídias apoiadoras.