Composteira elétrica leva 3h para transformar resíduos em adubo

Novo sistema é sucesso em diversos países do mundo e chega ao Brasil com a perspectiva de revolucionar o processo de compostagem

8 de julho de 2017
publicado por
Redação

Divulgação / SmartCara Em poucas etapas o resíduo orgânico vira um pó seco para ser usado de diferentes formas.

Cada vez mais os meios de produção se aprimoram e, ao mesmo tempo, desenvolvem novos conceitos sustentáveis. A compostagem doméstica, por exemplo, é uma atividade de grande importância, pois, além de sua contribuição para o meio ambiente, fortalece a reeducação de hábitos e costumes.

“Os restos de lixo orgânico hoje são responsáveis por aumentar o aquecimento global com a geração de gás metano, além de poluir aterros, reservas de água subterrâneas e o oceano”, afirma Hissao Horii, diretor de marketing da empresa coreana SmartCara, em release oficial.

Pensando nessa questão, a empresa internacionalmente reconhecida e premiada, decidiu criar uma composteira elétrica com o intuito de dinamizar todo o processo e facilitar a vida para o seu usuário. “Com o sistema da SmartCara estes resíduos podem ser eliminados, reduzindo em até 90% o volume de lixo orgânico proveniente de alimentos no planeta”, explana Hissao.

O executivo explica que a máquina executa sua tarefa em duas etapas: primeiro a trituração e desidratação, associadas à filtração para eliminação de odor. Depois o processo gera um pó seco desidratado e pulverizado, com aproximadamente 10% do tamanho original, que pode ser usado como nutriente para plantações ou combustível sólido em usinas, no lugar de madeiras ou carvão, o que resulta em energia renovável, redução de emissão de gases do efeito estufa e a melhora de nutrientes do solo.

O novo produto pode ser instalado em qualquer lugar, basta uma simples tomada para funcionar perfeitamente. “Esta é uma solução que contribui para evitar essa proliferação e a geração de odores, além de reduzir drasticamente o volume de lixo orgânico no ambiente residencial e corporativo”, complementa.

Vale ressaltar ainda que, a SmartCara é resultado de uma década de estudos e pesquisas. Tendo conquistado diversos mercados mundo afora (Canadá, EUA, Europa, além do próprio mercado coreano), a marca chega ao Brasil com o mesmo objetivo. “À medida que avançamos para uma era ambientalmente mais consciente, que exige atitudes responsáveis perante a sociedade e as gerações futuras, a eliminação de resíduos com mais eficácia é fundamental”, finalizou Horii.