Terracycle
Foto: terracycle

Em 2009 a companhia estadunidense TerraCycle chegou ao Brasil com o intuito de mitigar desperdício de materiais que, anteriormente, eram jogados no lixo, ao implementar novos procedimentos em prol da reutilização de resíduos às empresas nacionais. “Se [os materiais] fossem devidamente coletados e triados, poderiam ser reaproveitados pela mesma indústria que os utilizou”, explica Bruno Massote, presidente da sede brasileira.

Atualmente, o empreendimento desenvolve a ação “Eliminar a ideia de lixo” que, por demonstrar eficiência, o credenciou como finalista do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade de 2013, na categoria de Pequena e Média Empresa. Basicamente, o objetivo do programa é fazer com que as corporações implantem medidas para reaproveitar seus resíduos e também atuar como agente de conscientização, levando conhecimentos sobre ecologia tanto ao consumidor quanto aos fornecedores.

“A reciclagem de lixo pode diminuir a demanda por matérias-primas virgens e, consequentemente, de recursos naturais”, aponta Bruno Massote. Para assegurar o bem-estar do meio ambiente, a empresa contabiliza milhões de embalagens coletadas, evitando o acúmulo de componentes em lixões e aterros sanitários. No País, com aproximadamente 300 mil pessoas, o Programa de Brigadas é responsável pelo recolhimento de 23 milhões de recipientes reutilizáveis. Apoiadora deste projeto, a TerraCycle Brasil paga R$ 0,02 por embalagem entregue e a participação é gratuita.

“Além de ajudar as grandes empresas, estamos ensinando crianças e adultos sobre o quanto reciclar pode ser divertido e fácil”, diz Massote. O incentivo à educação se dá conta investimentos financeiros a escolas e organizações em fins lucrativos, visando o cultivo de um meio ambiente saudável e formação de cidadãos engajados na preservação dos recursos naturais.

3° Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: TerraCycle

Ação: Eliminar a ideia de lixo