Brasil alcança 8ª posição em maior capacidade de energia eólica do mundo

O Brasil conta com mais de 500 parques eólicos distribuídos por todo território nacional.

De acordo com dados analisados pelo Global World Energy Council (GWEC), o Brasil superou o Canadá e subiu uma posição no ranking de capacidade instalada de energia eólica e agora tem a 8ª maior capacidade do mundo inteiro. Foram adicionados cerca de 52,57 gigawatts (GW) de potência eólica à produção global, sendo 12,76 GW instalados no País, totalizando 539,58 GW de capacidade instalada em todo o planeta.

Em nota oficial em seu site, Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), por meio de seu presidente, Elbia Gannoum, explicou que “o Brasil vem galgando posições no Ranking Mundial de Capacidade Instalada Total de Energia Eólica de forma consistente. Em 2015, nós entramos no Ranking em 10º lugar e, desde então, subimos uma posição por ano”.

Já no levantamento de nova capacidade instalada no ano, o Brasil está na 6ª posição, com 2,02 GW de nova capacidade. A posição é uma menos que a edição anterior, já que o Reino Unido subiu da 9ª para a 4ª em 2017, tendo instalado 4,27 GW de capacidade de energia eólica em 2017.

“Neste ranking, o que conta é o resultado específico do ano, então há bastante variação. Em 2012, por exemplo, estivemos em oitavo lugar e em 2015, ano de instalação recorde até agora para nós, estivemos em quarto lugar. A tendência é que a gente ainda oscile mais, visto que em 2019 e 2020 nossas instalações previstas são menores porque ficamos sem leilão por quase dois anos no período 2016/2017, o que vai se refletir no resultado de 2019 e 2020”, explica Elbia, a respeito da segunda pesquisa.

No atual momento, o Brasil conta com mais de 500 parques eólicos distribuídos por todo o território nacional, sendo estes os responsáveis pelo abastecimento de cerca de 10% de toda energia consumida no País. De acordo com a expectativa dos especialistas, até 2020 estima-se que o Brasil tenha cerca de 18,63 GW instalados.

Imagem 1: BulentBARIS / iStock / Getty Images Plus

Imagem 2: GWEC

Redação Pensamento Verde

O Pensamento Verde surgiu com a missão de “informar, conscientizar e promover ações a favor do Meio Ambiente e Sustentabilidade”