Home > Reciclagem > Qual é o processo de reciclagem do metal?

Qual é o processo de reciclagem do metal?

A reciclagem deste material é extremamente importante, já que aproximadamente 65% do ferro e 30% do aço que a indústria utiliza vêm da reciclagem

15 de julho de 2013
publicado por
Redação

O metal é um produto muito utilizado em nosso dia a dia. Podemos encontra-lo em embalagens, fios, panelas, talheres, latas e diversos outros itens. Metais são elementos de grande durabilidade e caso sejam descartados na natureza, o tempo de decomposição do produto pode chegar a até 500 anos.

Latinhas

Foto: cuducos

Quanto à sua composição, os metais são divididos em dois grupos: os ferrosos, (ferro e aço) e os não-ferrosos (alumínio, cobre e suas ligas que são latão e bronze, chumbo, níquel e zinco). Existe maior interesse na reciclagem de metais não-ferrosos, devido ao valor de uso da sucata, mesmo assim é alta também a procura pela sucata de ferro e aço.

Destacam-se como metais recicláveis: latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. Já os não recicláveis são: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

Há uma grande vantagem na reciclagem de metais: nas fases normais de redução do minério em metal há um grande consumo de energia, e para esse processo é necessário um transporte de alto volume de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala. Com a reciclagem, este processo é barateado.

Como é feita a reciclagem?

• A empresa que realizará a reciclagem recebe o material por meio de catadores ou por outras empresas de coleta;

• Já na fábrica, é feita a separação do metal que chega todo misturado;

• O material já separado é derretido e transformado em novos produtos;

Especialistas dizem que são quatro os principais metais que podem ser reciclados: alumínio, ferro, aço e cobre. No Brasil, ressalta-se que quanto ao alumínio, o que mais se aproveita são latinhas, 98% delas são recicladas. Aproximadamente 65% do ferro que a indústria utiliza vêm da reciclagem, quanto ao aço esta porcentagem cai para 30%.