Confira 23 ideias geniais para a reutilização de garrafas de plástico

Ao invés de jogar as garrafas PET usadas na lixeira, condenando-as a passarem mais de 100 anos poluindo a natureza, veja formas criativas de reciclá-las

31 de outubro de 2014
publicado por
Dinâmica Ambiental

O conceito da reciclagem e reutilização do lixo está cada dia mais presente e importante no dia a dia das pessoas. Na tentativa de diminuir o volume de resíduos que produzimos, a transformação de materiais que em um primeiro momento consideraríamos inúteis, torna-se uma importante aliada para a confecção de produtos bem funcionais e bonitos.

Material utilizado para as mais diversas atividades, o plástico descartado diretamente na natureza demora cerca de 100 anos para se desintegrar. Uma de suas maiores aplicações são as garrafas PET, feitas de poliéster, e utilizadas como embalagens de refrigerante, água, sucos, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, entre outros.

Produzidas a partir do petróleo, essas garrafas, portanto, são oriundas de um recurso não renovável do planeta. Além disso, ao serem jogadas no lixo comum, são levadas para aterros, liberando seus componentes no meio ambiente, o que pode levar a contaminação do solo e lençóis freáticos.

Deste modo, fica claro que a melhor maneira de lidar com este tipo de material é o seu reaproveitamento, diminuindo a necessidade de uma extração maior do petróleo e evitando a poluição do meio ambiente. Confira algumas dicas de como reutilizar garrafas PET de maneira criativa.