Home > Mobilidade Urbana > Holanda testa seu primeiro ônibus sem motorista

Holanda testa seu primeiro ônibus sem motorista

Os serviços do WePod poderão ser solicitados via app em smartphones, podendo transportar até 12 pessoas e chegar a uma velocidade máxima de 24 km/h

4 de março de 2016
publicado por
Fragmaq

Universidade de Tecnologia Delft (TU Delft) O ônibus pode transportar 12 pessoas e atingir até 24 km/h.

A Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft), na Holanda, lançou neste último mês o primeiro projeto de ônibus elétrico sem motorista. No vídeo divulgado em janeiro, o WePod, nome dado ao veículo, percorreu cerca de 200 metros, com seis passageiros a 8 km/h. De acordo com os responsáveis, o ônibus pode transportar 12 pessoas e atingir até 24 km/h.

A primeira viagem-teste aconteceu na cidade de Wageningen, no qual o WePod perfez todo o trajeto em vias públicas do município holandês. Esteticamente, o veículo apresenta um visual bem moderno e sofisticado, sem parte frontal ou traseira definida e com portas automáticas. Na parte interna, percebe-se a ausência de volantes ou qualquer tipo de controle, apenas um botão de controle para ser usado em situações especiais. Neste caso, um técnico será acionado para normalizar todo o imprevisto do sistema.

Um fato muito interessante é que o WePod poderá ser solicitado através um aplicativo para smartphones, facilitando ainda mais a vida do seu usuário. Segundo fontes oficiais, o projeto já movimentou cerca de 3,3 milhões de dólares até o momento. Os desenvolvedores continuam com estudos avançados para aprimorar ainda mais sua tecnologia, visando acelerar sua integração à rotina da população.

O lançamento do veículo abre um calendário que promete ser agitado nesses próximos tempos, por empresas como Google e Daimer, que projetam investir em novos automóveis sem motoristas. Vale destacar que, em abril, o governo holandês confirmou que fará testes com um caminhão sem motorista no porto de Roterdã.

Confira abaixo, o vídeo de apresentação do WePod: