Home > Meio Ambiente > Você sabe o que é cobertura vegetal?

Você sabe o que é cobertura vegetal?

A cobertura vegetal funciona como um telhado que abriga tudo que está abaixo dela. A fauna, a flora, o equilíbrio da temperatura e o solo são protegidos por ela

23 de fevereiro de 2014
publicado por
Redação
Cobertura vegetal

Foto: eco4u

Cobertura vegetal são tipos ou formas de vegetação de origem natural ou plantada que recobrem uma determinada área ou terreno. Essa proteção é de extrema importância para o meio ambiente, pois ela funciona como uma espécie de telhado e protege o solo contra erosão, resguarda nossa fauna e flora e equilibra a temperatura.

Porém, não confunda cobertura vegetal com área verde. As áreas verdes são compreendidas por zonas arbóreas, como praças e parques urbanos.

De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais), a cobertura vegetal é fortemente influenciada por variações sazonais dadas por características da fenologia vegetativas das espécies, que são variações na quantidade de folhas das espécies. Fenologia vegetativa é o ramo de ciência que se ocupa com as relações entre clima e fenômenos biológicos periódicos.

Por conta das inúmeras transformações na ocupação do território brasileiro, identificou-se a necessidade de mapear a cobertura vegetal existente no Brasil. Durante o processo de mapeamento, o Ministério do Meio Ambiente levou em consideração áreas com predomínio de vegetação nativa e áreas convertidas em pastagens plantadas, cultivos agrícolas, reflorestamentos, mineração e urbanização.

Considerando o mapeamento do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), observou-se que a vegetação predominante na Amazônia é a floresta ombrófila densa (conhecida também como floresta pluvial), que corresponde a 41,67% do bioma. Sendo que 12,47% foram alteradas pela ação do homem.

Já o bioma Pantanal ainda é bastante conservado, apresentando 86,77 % de cobertura vegetal nativa, contra 11,54% de áreas antrópicas, ou seja, que sofreram interferência do homem. No bioma Cerrado identificou-se que a vegetação predominante é a de savana arborizada, que responde a 20,42% de todo o território. A ação do homem foi constatada em 38, 98%, sendo que a maior parte dessa área é destinada a pastagens.

Caatinga

Caatinga. Foto: open4group

O bioma Caatinga apresenta uma área de cobertura vegetal nativa de 62,77%. Entretanto, 36,28% do território é compreendido por áreas antrópicas. A Mata Atlântica intocada pelo homem corresponde a 26,97%. Em contrapartida, 70, 95% de toda sua extensão sofreu com a intervenção humana.

Para finalizar, identificou-se que 41,32% da área do bioma Pampa apresenta cobertura vegetal nativa, enquanto os demais 58,68% encontram-se modificados por uso antrópico.