Trituração de papel: a função do processo para o meio ambiente

foto de mão jogando papel triturado no lixo

A trituração de papel é a melhor forma para o descarte correto do material.

Papel é um material amplamente utilizado pela população em seu dia a dia. São inúmeras notas, comprovantes, relatórios, envelopes, pacotes, embrulhos, cadernos, atas e diversos outros materiais em que o papel está presente.

Embora este seja um material muito importante para diversos procedimentos, sua utilização desenfreada representa uma grande exploração do meio ambiente. Isso porque, para a produção do papel, é necessário utilizar uma quantidade considerável de árvores — utilizadas para a extração de celulose, a principal substância que forma o papel.

Para evitar que ainda mais árvores sejam derrubadas para a produção do papel, a reciclagem do papel é muito importante, sendo necessário que as pessoas colaborem com a coleta seletiva — uma medida que também contribui significativamente para a redução do acúmulo de lixo e dos danos ambientais associados ao problema do descarte incorreto de papel.

Descarte correto de papel: como fazer?

Muitos tipos de papel e derivados podem ser reaproveitados ou reciclados. Para que isso seja possível, porém, é preciso que os consumidores contribuam com o processo de separação do lixo reciclável. Em geral, papéis comuns, papelões, cartões, cartolinas e folhetos são passíveis de reciclagem. Por outro lado, adesivos, papéis higiênicos e plastificações são mais difíceis de serem reaproveitados.

Ao descartar papeis que podem ser reciclados, o ideal é que você os rasgue antes, de modo que sua descaracterização não seja complicada. Separe todo e qualquer indício de lixo orgânico dos papéis — como alimentos, gorduras ou qualquer outro tipo de resíduo —, pois sua presença pode prejudicar a reutilização do material no processo de reciclagem.

Trituração de papel: uma alternativa benéfica

A trituração do papel é uma solução bastante efetiva para quem se preocupa em descartar corretamente o material, facilitando o encaminhamento do papel para os processos de reciclagem. Trata-se de uma alternativa muito interessantes sobretudo para empresas, uma vez que o processo reduz documentos em fragmentos mínimos, preservando informações confidenciais e sigilosas.

A Fragmaq é uma empresa que se destaca no mercado justamente por oferecer uma linha de fragmentadoras e trituradores de papel de extrema qualidade e eficiência. Os equipamentos são altamente resistentes, permitindo a trituração do papel sem que haja a necessidade de retirar clipes, grampos, elásticos e outros componentes de plástico ou metal. Após a trituração de papel, o material deve ser enfardado e levado para empresas que realizam a reciclagem.

Imagem: istock.com / lolostock

Redação Pensamento Verde