Parques nacionais para visitar em 2017

Mergulhar nas cachoeiras, fazer trilhas, escalar montanhas e observar animais são apenas algumas das atrações disponíveis nesses locais

19 de março de 2017
publicado por
Redação

Reprodução / Parque Nacional da Tijuca Além do contato com a natureza, espaços oferecem outras importantes atividades de lazer.

Quem nunca se deparou com a necessidade de ir até a praia para “recuperar a energia” e se sentir bem? Inclusive (e isso nem todo mundo sabe) o contato com a natureza comprovadamente faz bem para a saúde. De acordo com diversos estudos realizados, esse “remédio” é capaz de melhorar tanto a saúde física quando mental, além de melhorar os níveis de vitamina D (através do banho de sol) e mais alguns benefícios.

Pensando nessa aproximação, a Fundação Grupo Boticário, responsável por diversas ações e projetos com o objetivo de garantir proteção à natureza, decidiu criar uma seleção com a lista de alguns dos parques nacionais mais indicados para se visitar em 2017 e estimular a relação entre as pessoas e o meio ambiente. Confira abaixo:

Parque Nacional do Superagui

Zig Koch/Fundação Grupo Boticário Parque Nacional do Superagui

Considerado Patrimônio Natural e Histórico do Paraná, Reserva daBiosfera (pela UNESCO em 1991) e Sítio do Patrimônio Natural, o Parque Nacional do Superagui fica localizado no litoral norte do estado paranaense, no município de Guaraqueçaba. Verdadeiro paraíso natural para seus turistas, o parque tem como principais atrações a Praia Deserta da Ilha do Superagui (com direito a praias virgens ao longo dos 38 km de extensão) e a Ilha das Peças.

Parque Nacional da Tijuca

Daniel De Granville/Fundação Grupo Boticário Parque Nacional da Tijuca

Tido como um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca reúne incríveis opções de passeio para os seus visitantes. Sua área abrange a primeira grande floresta replantada do mundo, o Corcovado e o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Os circuitos do Vale Histórico e o dos Picos, além dos mirantes Dona Marta e do Excelsior são outras atrações interessantes do parque.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Daniel De Granville/Fundação Grupo Boticário Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Referência internacional quando o assunto é ecoturismo, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é composto por uma incrível paisagem, rica em diversidade de vegetações, nascentes e cachoeiras sensacionais. Destino certo na rota de ciclistas e baloeiros, o parque conta com um cenário literal de filmes. Sua entrada fica no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás.

Parque Nacional Marinho Abrolhos

Marcos Amend/Fundação Grupo Boticário Parque Nacional Marinho Abrolhos

Aberto em todas as épocas do ano, com direito a atrações naturais encantadoras em cada uma delas, o Parque Nacional Marinho Abrolhos fica localizado no sul da Bahia e tem grande importância para a região por proteger sua biodiversidade marinha (a maior do Atlântico Sul). Uma grande atração do local fica por conta das baleias jubarte, que podem ser observadas durante os dias de inverno.