Meio ambiente urbano e sustentabilidade

Como aliar o desenvolvimento das cidades com o meio ambiente? Este é o desafio da maioria das cidades e isso pode começar com atitudes simples

21 de junho de 2013
publicado por
Redação

O crescimento acelerado da população nas zonas urbanas tem gerado um grande desafio socioambiental. Para acompanhar as demandas do modo de vida urbano, o modelo de desenvolvimento adotado nas grandes cidades tem trazido problemas que comprometem drasticamente a qualidade de vida e a saúde do planeta.

urbanização

Foto: jody_art

O consumo excessivo, a falta de planejamento, a poluição, a diminuição das áreas verdes são questões preocupantes, resultantes do processo de urbanização, que exigem enfrentamento através da adoção de políticas públicas eficientes e de uma gestão ambiental urbana que promova a incorporação de ações e atitudes sustentáveis.

Dentro das grandes cidades, os principais problemas ambientais que afetam a qualidade de vida da população são a poluição do ar e da água, a proliferação de doenças ambientais e os desastres naturais, como desmoronamentos e enchentes, que se tornam cada vez mais comuns. Estes e outros impactos, que estabelecem uma relação de interdependência, são reflexos do desenvolvimento insustentável que fundamentou todo o processo de urbanização e que ainda é uma realidade.

Para minimizar estes efeitos e buscar a melhoria da qualidade de vida nas cidades é fundamental que ideias e atitudes sustentáveis sejam incorporadas no dia a dia das pessoas. A mudança de comportamento e a adoção de práticas que visem o bem-estar coletivo devem ser incentivadas dentro do processo de transformação e sustentabilidade urbana.

Seguir exemplos de ações e projetos de sustentabilidade que foram aplicados com sucesso nos centros urbanos também é um caminho para a mudança. O programa Cidades Sustentáveis, desenvolvido pela Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, oferece recursos importantes para gestores sobre indicadores, cases e práticas sustentáveis que tiveram bons resultados e podem ser boas opções para promover mudanças em outras localidades.