Lava do vulcão Kilauea evacua casas e preocupa autoridades no Havaí

Vulcão Kilauea já soma a destruição de 36 estruturas, sendo 26 casas.

No último dia 03, o vulcão Kilauea chamou atenção ao registrar as primeiras ocorrências relacionadas a abertura de fissuras no solo, causadas pelo próprio vulcão e pela ocorrência de um terremoto que atingiu o Havaí na última semana. Depois da abertura da 15ª fissura, a tensão em cima do Kilauea ganhou força e agora preocupa pelo risco de novos eventos nos próximos dias.

Passada uma semana, o vulcão soma a destruição de 36 estruturas (sendo 26 casas), desabrigando mais de 2.000 moradores, além de interditar diversas áreas. De acordo com os números oficiais das autoridades havaianas, a lava começou a ser expelida a cerca de 40 quilômetros de distância da cratera do vulcão, chegando a atingir uma temperatura de 103°C na fenda formada em Leilani Estates (um dos subúrbios a sofrer com a abertura das fissuras).

Com o atual panorama, o Serviço Geológico dos Estados Unidos aprofundou seus estudos nas atividades vulcânicas locais e alertou a população para os riscos de explosão de lava (que tem potencial para, inclusive, ser lançada a uma velocidade de 120 quilômetros por hora, em caso de erupção).

A situação se tornou ainda mais preocupante, sobretudo, em razão da diminuição do volume de lava onde está a cratera do Kilauea. Isto porque, se o nível continuar a cair (até alcançar o nível dos lençóis freáticos), o influxo de água gerado poderá acabar causando explosões de vapor.

Segundo especialistas do órgão americano, a temperatura da lava ultrapassa os 1000°C, podendo se mover a uma velocidade que vai de 1 quilômetro por dia que pode chegar até a 10 quilômetros por hora. As autoridades locais continuam concentrando seus esforços em encontrar soluções para esfriar e controlar o grande volume de massa.

Até o momento, a quantidade de terra acobertada pelo alastramento da lava equivale aproximadamente a uma área de 100 campo de futebol. Diante da grande quantidade e fluxo de lava, os especialistas ainda não estipularam uma previsão mais precisa a respeito do controle e manutenção das atividades vulcânicas do Kilauea.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / JTSorrell

Redação Pensamento Verde

O Pensamento Verde surgiu com a missão de “informar, conscientizar e promover ações a favor do Meio Ambiente e Sustentabilidade”