Home > Meio Ambiente > Conheça o selo Restaurante Sustentável e seu papel na responsabilidade socioambiental

Conheça o selo Restaurante Sustentável e seu papel na responsabilidade socioambiental

O selo Restaurante Sustentável garante a bares e restaurantes uma atuação mais sustentável no mercado

Categoria: Meio Ambiente9 de dezembro de 2013
publicado por
Redação

O aumento da preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade tem motivado um movimento de mudança de hábitos a nível mundial. Neste contexto, para atender a demanda de consumidores cada vez mais conscientes, a Oficina Ambiental, criou o Restaurante Sustentável, que atesta o comprometimento dos bares e restaurantes com ações ligadas ao tema.

A iniciativa é baseada nos princípios do desenvolvimento contínuo e nas ações sustentáveis realizadas pelos restaurantes, como coleta seletiva, utilização de alimentos orgânicos e ingredientes frescos. O projeto permite aliar a vontade de comer fora e a preocupação com o meio ambiente.

Se o estabelecimento já adota ações sustentáveis, o selo pode ser adquirido mediante avaliação de auditores. Caso ainda não seja sustentável, o restaurante deve passar por uma consultoria, em que serão analisados diversos fatores pré-estabelecidos e, novos planos de ações serão criados, visando resultados de médio e longo prazo.

Para isso, a empresa disponibiliza uma lista com mais de 20 ações sustentáveis, que podem ser aplicadas nos bares e restaurantes. Os estabelecimentos que aderirem a, pelo menos, três itens da lista recebem o selo Restaurante Sustentável por um ano.

O documento é dividido em sete grupos: Fornecedores, Funcionários, Menu, Energia, Água, Material e Resíduos, e Desperdício. Entre as ações sugeridas pela consultoria aos estabelecimentos, estão:

• Evitar o uso de peixes ameaçados de extinção no cardápio;

• Dar aos clientes a opção de pedir porções menores por preços mais baixos;

• Instalar sensores de movimento no local para automatizar a iluminação;

• Servir aos clientes água filtrada na jarra para evitar as garrafas plásticas;

• Reciclar o lixo seco e separar os resíduos orgânicos para compostagem;

• Utilizar materiais de limpeza biodegradáveis na higienização do local; e

• Criar uma área de descanso para os funcionários da empresa.

As ações visam a redução de emissão de CO2 e de custos, a otimização de recursos e atuação mais responsável. Os bares e restaurantes que quiserem renovar o selo precisam adotar três novas ações previstas na lista.

Além de refletir positivamente nos lucros e no meio ambiente, os estabelecimentos com Selo Restaurante Sustentável demonstram responsabilidade socioambiental e preocupação com seus funcionários e consumidores, se tornando destaque no mercado atual.

Matérias Relacionadas