Conheça 22 fatos sobre a poluição gerada pelo plástico e dez maneiras de evitá-los

Divulgação Sacola de plástico.

Material maleável, barato e com diversas aplicabilidades, o plástico é produzido a partir do petróleo e utilizado para a confecção dos mais diversos produtos. Ao ser jogado no lixo comum, o polímero é levado para aterros, onde fica por mais de 100 anos liberando seus componentes até se desintegrar, o que pode levar a contaminação do solo e lençóis freáticos.

O problema também atinge o mar. Uma pesquisa recentemente publicada no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences” (“PNAS”) descobriu que até 88% da superfície dos oceanos do mundo está contaminada com lixo plástico, causando preocupação com os efeitos sobre a vida marinha.

“As correntes oceânicas carregam objetos plásticos, que se partem em fragmentos menores, devido à radiação solar. Estes pequenos pedaços de plástico, conhecidos como microplásticos, podem durar centenas de anos e foram detectados em 88% da superfície oceânica analisada durante a Expedição Malaspina 2010”, disse o diretor da pesquisa, Andrés Cozar, da Universidade de Cádiz, na Espanha.

Assim, fica claro que a gestão ineficiente deste material tem causado problema no mundo inteiro. Confira 22 fatos sobre a poluição do plástico e 10 maneiras de auxiliar no combate a situação atual.

22 Fatos sobre a poluição do plástico

1. Somente na área de Los Angeles, 10 toneladas de fragmentos de plástico, como sacolas, canudos e garrafas PET, são levados ao Oceano Pacífico a cada dia.

2. Ao longo dos últimos dez anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado.

3. Metade do plástico que usamos, nós o utilizamos apenas uma vez e o jogamos fora.

4. A quantidade de plástico jogado fora todo ano é suficiente para dar a volta ao mundo quatro vezes.

5. Atualmente só reciclamos cinco por cento do plástico que usamos.

6. Um americano descarta cerca de 84 kg de plástico por ano.

7. O plástico representa 10% de todo o desperdício que o homem gera.

8. A produção de plástico utiliza cerca de oito por cento da produção de petróleo do mundo.

carlosmata Plástico.

9. Os Estados Unidos jogam fora 35 bilhões de garrafas plásticas de água a cada ano.

10. O plástico no oceano se divide em pedaços tão pequenos que uma garrafa PET de um litro pode se espalhar por todas as praias do mundo.

11. Anualmente, 500 bilhões de sacolas plásticas são usadas em todo o mundo. Mais de um milhão delas são utilizadas a cada minuto.

12. 46% dos plásticos flutuam e podem vagar por anos nos oceanos antes de se desintegrarem.

13. O plástico demora mais de 100 anos para se desintegrar.

14. 80% da poluição dos mares pelo plástico é oriunda da terra firme, mas foi levada aos oceanos por fatores como a chuva, por exemplo.

15. A Grande Ilha de Lixo do Pacífico está localizada na costa da Califórnia e é o maior amontoado de lixo no oceano do mundo. Essa massa flutuante de plástico é duas vezes maior que o tamanho do estado americano do Texas.

16. Plástico constitui cerca de 90% de todo o lixo que flutua na superfície dos oceanos.

17. Um milhão de aves marinhas e cem mil mamíferos marinhos morrem anualmente por conta da poluição de plástico nos oceanos.

18. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% dos cetáceos, todas as espécies de tartarugas marinhas e uma lista crescente de espécies de peixes já foram documentadas com plástico ou em torno de seus corpos.

19. Em amostras coletadas no Lago Erie, nos EUA, 85% das partículas de plástico encontradas eram menores do que dois décimos de uma polegada.

20. Todos os pedaços de plástico já produzidos ainda existem de alguma forma (com exceção da pequena quantidade incinerada).

21. Produtos químicos do plástico podem ser absorvidos pelo corpo humano. 93% dos norte-americanos com idades a partir de seis anos testaram positivo para BPA (um produto químico do plástico).

22. Alguns dos compostos encontrados no plástico foram acusados de alterar hormônios.

10 Maneiras de ajudar no combate à poluição

1. Reutilize sacolas de compras e garrafas PET. Sacolas de pano e garrafas de metal ou vidro reutilizável são opções importantes.

2. Tenha utensílios reutilizáveis em sua bolsa ou mochila, assim você poderá deixar de usar talheres descartáveis, por exemplo.

3. Reduza a quantidade de plástico que você usa no seu dia a dia, evitando utilizar sacolas e garrafas plásticas, substituindo-as por garrafas térmicas, por exemplo.

4. Leve sua caneca pessoal para o café nos restaurantes e padarias. Essa é uma ótima maneira de reduzir o uso de tampas e copos de plástico.

5. Não há necessidade de você comprar CDs e DVDs com caixas de plástico quando você pode adquirir suas músicas e vídeos online.

6. Procure alternativas biodegradáveis para os itens de plástico que você usa.

Divulgação / Harvard’s Wyss Institute Bioplástico.

7. Recicle. Se você precisa usar plástico, tente escolher # 1 (PETE) ou # 2 (HDPE), que são os plásticos mais fáceis de serem reciclados.

8. Seja voluntário em ações para a limpeza de locais como praias.

9. Suporte e proibição de sacolas plásticas.

10. Converse com sua família e amigos sobre porque é importante reduzir a utilização do plástico e os impactos desagradáveis de sua poluição.

Redacaohttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.