iStockphoto.com / LourdesPhotography Emissões de gas carbônicos estão acabando com algumas espécies.

Uma pesquisa publicada na revista Nature Climate Change aponta para a preocupante queda no número de espécies de borboletas na Inglaterra. Seis espécies poderão ser extintas até 2050. Isso porque as emissões de gás carbônico fazem com que o ambiente fique mais seco e essas espécies são profundamente sensíveis a esta mudança.

Os pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia de Oxfordshire usaram a grave seca de 1995 na Inglaterra para terem informações de base para o estudo. Eles monitoraram 28 espécies de borboletas de 129 lugares diferentes. Usando os modelos estatísticos, perceberam que a falta de água dos períodos secos fez com que a população de insetos diminuísse drasticamente.

Nas condições climáticas atuais esses cenários secos se tornam cada vez mais constantes e representam um risco de extinção de inúmeras espécies. Caso as emissões de poluentes diminuam a partir de agora e os habitats desses insetos voltem a ter ambientes propícios a eles, é possível fazer a manutenção de apenas 50% das espécies ameaçadas.

Insetos como borboletas, abelhas e libélulas são grandes polinizadores. Sem eles a produção de frutas, verduras e legumes fica muito deficitária. Eles também eliminam pragas e decompõem matérias orgânicas, que são elementos importantes para a qualidade das plantações. O desaparecimento desses belos animaizinhos pode representar uma grande crise de alimentos para o planeta e desencadear uma série de outros prejuízos ambientais gravíssimos.

As seis espécies inglesas ameaçadas de extinção são:

iStockphoto.com / fzischke Aphantopus hyperantus, caracterizada por seus pontinhos nas asas
iStockphoto.com / ysong Ochlodes sylvanus, com corpos e olhos grandes.
iStockphoto.com / uweo Pararge aegeria, de coloração “malhada” que varia entre o marrom e o laranja.
iStockphoto.com / Ivorr Pieris brassicae, comumente encontrada em grandes altitudes.
iStockphoto.com / dennisvdw Pieris napi, com suas asas delicadas e sensíveis à radiação
iStockphoto.com / Paul_Cooper Pieris rapae, conhecida por sua cor branca.