Home > Economia Verde > Tipos de energia gerada no Brasil

Tipos de energia gerada no Brasil

Categoria: Economia Verde6 de junho de 2013
publicado por
Redação

O principal tipo de energia gerada no Brasil provém de empreendimentos hidrelétricos, que correspondem a quase 71% de toda a capacidade do país segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) e da Eletrobrás. A segunda maior fonte de energia do Brasil é proveniente das termelétricas, que corresponde a 28,2% da capacidade no país, sendo 11,4% a gás, 7,3% por biomassa, 1,7% nucleares e 1,7% por carvão mineral. Apenas 0,97% da energia gerada provém de fontes eólicas.

O Brasil pode usufruir de importantes fontes de energias renováveis e não renováveis devido à sua diversidade ambiental, estrutura geológica e fatores climáticos do país que propiciam o melhor e mais viável uso dos recursos naturais na captação de energia.

As energias renováveis são aquelas que utilizam recursos da natureza, como a água, o sol, o vento, ou seja, que se renovam naturalmente no meio ambiente, no processo de produção. Elas são tidas como limpas, pois geram menor impacto ambiental do que os combustíveis fósseis, por exemplo, que emitem mais CO2 e se esgotam na natureza. Veja os tipos de energia no Brasil que são mais utilizados:

• Solar – do sol;

• Eólica – dos ventos;

• Hidráulica – dos rios e correntes de água doce;

• Maremotriz – dos mares e oceanos;

• Biomassa e biocombustível – matéria orgânica (biomassa);

Petróleo

Foto: pmoral

As energias não renováveis são recursos que, após utilizados, não podem ser repostos pela ação da natureza ou humana num prazo útil, pois sua capacidade de renovação é muito reduzida comparada ao uso que fazemos deles. Os tipos de energia não renováveis mais utilizados no Brasil são:

• Combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural;

• Nuclear – urânio.

A poluição gerada na obtenção de energia derivada do petróleo, carvão são imensamente maiores comparadas às outras fontes, afetando negativamente os oceanos, a atmosfera, os solos e rios.

Matérias Relacionadas