Fonte: Flickr – Kabsik Park Incluir uma maçã na alimentação do dia a dia pode ajudar a manter a saúde.

A macieira é originária da Ásia Ocidental, mas atualmente é cultivada em todo o mundo, principalmente em países com o clima temperado. Estima-se que existam mais de 7.500 tipos de plantações de maçãs. Essa diversidade permite com que a fruta tenha diversas características e benefícios.

Há alguns anos a expressão “one apple a day keeps the doctor away”, traduzida livremente como “uma maçã por dia mantém o médico afastado”, vem sendo entoada por toda a comunidade acadêmica que acredita nos poderes da fruta para garantir melhorias na saúde.

Rica em nutrientes, a maçã é considerada um item fundamental para garantir a saúde física e emocional das pessoas. A fruta contém sais minerais, como potássio, ferro e cálcio, além de vitamina C, que colabora para aumentar a imunidade. A forte presença de flavonoides ainda permite a prevenção de doenças coronárias e cardiovasculares, bem como alguns tipos de câncer.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Farmácia da China, inclusive, revelou que o hidrato de carbono da maçã apresenta resultados impressionantes quando utilizado para tratar das células cancerígenas do cólon humano. Isso torna o produto um agente de prevenção química ou antitumoral.

Os benefícios, no entanto, não param por aí, já que os fenóis que fazem parte da composição da fruta tem um duplo efeito sobre o colesterol, reduzindo a taxa ruim e aumentando a boa. Além disso, o sumo das maçãs tem propriedades que podem matar até 80% das bactérias na boca.

Outro estudo que chama a atenção é o que foi realizado pela Universidade de Massachusetts, que demonstrou que tomar suco de maçã fresca, 3 vezes por semana, ajuda pessoas com Alzheimer a reduzir significativamente o avanço da doença em aproximadamente 75%.

Auxílio na dieta

Baixa em calorias, uma maçã de tamanho normal tem entre 70 a 100 calorias. Dessa forma, a fruta é uma alternativa para manter uma alimentação saudável e, em alguns casos, para ajudar a perder peso. De acordo com especialistas, ao comer uma maçã quando há desejo por doces ou chocolate faz com que essa vontade desapareça.