Home > Dicas > Passo a Passo: Aprenda a fazer instrumentos musicais reciclados

Passo a Passo: Aprenda a fazer instrumentos musicais reciclados

Com itens simples como latinhas de refrigerante, tampinhas de garrafa, bexiga, cano e arame você já consegue montar algumas opções

Categorias: Dicas, Reciclagem30 de agosto de 2013
publicado por
Redação

Aprender a tocar um instrumento musical é um desafio bacana que você provavelmente vai se arriscar em algum momento da vida. Seja na infância ou na fase adulta, a prática é considerada um hobby por muitos dos que praticam. Agora, o que você talvez não saiba é que o seu instrumento musical pode ser feito por você mesmo, a partir da reciclagem de materiais que tem em casa. Confira abaixo o passo a passo de três sugestões que o Pensamento Verde separou para te auxiliar nessa diversão.

Pandeiro

Materiais: Um prato de vaso de plástico; oito tampinhas achatadas (com o martelo) e arame;

Como fazer:

1- Abra quatro fendas nas laterais do prato de vaso com o auxílio de uma serrinha manual. O espaço entre uma fenda e outra pode ser entre 8 e 10 cm;

2- Depois disso, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda, com um prego;

3- Firme um pedaço de arame nos furos de cima do prato e perfure o meio das tampinhas;

4- Feito isso, prenda o arame nos buracos de baixo e fixe bem as tampinhas. Está pronto o seu pandeiro! Para personaliza-lo, pendure umas fitinhas.

Flauta D’Água

Materiais: 30 cm de cano fino de PVC; fita crepe; e uma bexiga.

Como fazer:

1- Grude o bico da bexiga na ponta do cano com a fita crepe;

2- Depois coloque um pouco de água dentro da bexiga. Só isso. Agora, é só tocar. Para conseguir notas musicais diferentes você pode adicionar mais água e ir puxando a bexiga com a mão.

Chocalho

Materiais: Uma latinha de refrigerante; pedrinhas; fita adesiva.

Como fazer:

1- Encha 1/3 da latinha com as pedrinhas pequenas;

2- Por fim, sele o furo da latinha com a fita adesiva, bem firme para que elas não escaparem. Se você quiser dar uma incrementada, pinte seu chocalho ou cole adesivos. Agora é só chacoalhar.

Matérias Relacionadas