Home > Dicas > Passo a Passo: Como fazer hortas em pequenos espaços?

Passo a Passo: Como fazer hortas em pequenos espaços?

Cada vez mais presentes em casas e apartamentos, as hortas vem fazendo sucesso e ganhando novos adeptos

23 de julho de 2013
publicado por
Redação

A busca por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos estão levando, cada vez mais, pessoas a cultivar hortas. E engana-se quem acha que isso é apenas para quem mora em casas com grandes quintais. Você sabia que jardineiras e vasos pequenos podem ser melhor explorados e dar origem à hortas em pequenos espaços? Confira o passo a passo para ter o seu próprio espaço de cultivo.

Analise os ambientes da residência durante um dia todo para verificar onde o Sol prevalece durante, no mínimo, três horas diárias. Quando descobrir a localização perfeita, busque o local do plantio: vasos, jardineiras, caixas recicladas, basta você procurar o que mais se adéqua ao ambiente e para o tipo de planta.

O vaso cerâmico deve ser utilizado com altura de 30 cm para plantas que precisam de maior profundidade como capim cidreira, manjericão, alecrim, sálvia, pimenta.

Já a jardineira plástica ou com latas, com 15 cm de altura, é ideal para plantas rasteiras como salsinha, coentro, cebolinha, orégano.

Jardineira

Você vai precisar de:

• Pá;

• Manta bidim (serve para fazer a drenagem);

• Terra orgânica;

• Argila expandida.

Jogue uma camada de argila no local e depois cubra com a manta bidim. Dessa forma, a água será filtrada e os nutrientes preservados. Coloque uma primeira camada de terra, que deve ocupar 2/3 do local, e depois plante a muda desejada – pode ser uma horta mista, com várias espécies.

A cada muda plantada, coloque mais terra. Siga o processo até acabar. Pronto! Você tem uma horta em casa.

Para mantê-la é preciso regar diariamente o vaso e fazer manutenção a cada três meses. A dica é que você coloque minhocas ou adubo orgânico nesse período para combater os vermes.

Vaso de cerâmica

Você vai precisar de:

• Pá;

• Manta bidim;

• Terra orgânica;

• Argila expandida;

• Pedra.

Jogue uma camada de pedra para que a água escoe no vaso e não fique parada, apodrecendo a raiz. Coloque argila no local, cubra com a manta bidim e aplique uma primeira camada de terra, que deve ocupar 2/3 do local. Depois plante a muda desejada, mas, nesse caso deve se optar por apenas uma espécie.

Agora que você já sabe como fazer, que tal cultivar uma horta na sua casa?

Matérias Relacionadas