Aprenda como plantar chuchu no vaso e cultivá-lo em casa

Bebenjy / iStock / Getty Images Plus O chuchu é uma hortaliça rica em vitamina C e que se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos.

O chuchu é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em casa, em um vaso. Trata-se de uma hortaliça que oferece uma série de benefícios para a saúde de quem a consome: além de possuir baixa caloria, ela é rica em água e em vitamina C, estando associada ao envelhecimento precoce, redução da pressão arterial, manutenção do peso e prevenção da prisão de ventre.

Como plantar chuchu no vaso

O chuchu se desenvolve melhor em climas quentes e úmidos, sendo perfeitamente possível cultivá-lo em casa. Conheça um passo a passo de como plantar chuchu no vaso:

Adquira um chuchu-semente

O primeiro passo para plantar chuchu em um vaso é adquirir um chuchu-semente. Você pode comprá-lo com um produtor ou esperar que um chuchu maduro se torne duro e sua semente brote, estando assim pronto para o plantio. O broto precisa ter de 10 cm a 25 cm de comprimento.

Prepare a terra do vaso

O chuchu é pouco exigente quanto à terra de plantio. Ainda assim, quando for preparar a terra do vaso, prefira aquela que esteja com boa fertilidade, úmida e bem adubada. Lembre-se de enriquecer a terra com fósforo, pois o chuchu precisa de uma boa quantidade desse elemento para se desenvolver.

Plante a muda

O fruto com o broto ou o chuchu-semente deve ser plantado de cabeça para baixo, com toda a parte do broto coberta de terra ou substrato. Dessa forma você vai permitir que o broto se desenvolva sem problemas. Escolha um vaso de tamanho médio para dar espaço para o chuchuzeiro crescer. Finque um pedaço de madeira para que o chuchu possa ir se enrolando em volta dele.

Deixe o vaso em um local em que haja luz

O chuchu gosta de luz e, por isso, é fundamental deixa-lo em um local que receba bastante luminosidade. Tome cuidado apenas com a temperatura do local, pois ele não deve ficar exposto diretamente ao sol. A temperatura ideal para o desenvolvimento da hortaliça é entre 18º e 27º.

Regue constantemente

Lembre-se de que a hortaliça gosta de ambientes úmidos, o que exige uma rega constante. Coloque um prato com pedriscos embaixo do vaso e verifique sempre sua umidade. Esteja atento, pois chuchus gostam de ambientes úmidos, mas não encharcados. O ideal é apostar na rega com ajuda de borrifadores, de modo a evitar o acúmulo de água no pratinho do vaso.

Pode a muda

Como o plantio está sendo realizado em um vaso, é preciso realizar a poda constantemente. Afinal, você não quer que o chuchu siga seu crescimento tradicional e forme uma trepadeira enorme. Cuide para eliminar as folhas secas e os brotos velhos, mantendo ao menos quatro brotos novos mais fortes.

Confira uma receita de assado de casca de chuchu para não desperdiçar nada quando sua planta estiver crescida e carregada de hortaliças!

Redação Pensamento Verdehttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.