Dicas de decoração sustentável

Com técnicas fáceis e baratas, a reinvenção de espaços através da decoração sustentável é uma prática comum que está ao alcance de todos. Dos decoradores profissionais aos que se aventuram ocasionalmente em projetos pessoais, a reutilização de materiais, normalmente descartados, para transformar ambientes ganha cada vez mais espaço e já é tendência no mercado.

Com a popularidade em alta, novas técnicas surgem a cada dia e outras vão sendo aprimoradas para garantir resultados ainda melhores. Separamos algumas dicas que podem ser aplicadas na decoração de diferentes cômodos da casa. Além de serem sustentáveis e baratas, as peças conferem beleza e originalidade aos espaços. Confira!

Dicas de decoração sustentável para Home Office

O segredo para transformar um Home Office em um lugar convidativo e tranquilo, que estimule a produtividade, é mantê-lo sempre organizado. Utilizando caixotes e pallets de madeira você pode criar um espaço diferente e criativo para manter livros, papéis e documentos sempre em ordem.

Dicas de decoração sustentável para quarto infantil

Nos quartos de crianças, dicas que exijam poucos gastos – ou quase nenhum – são sempre ótimas opções. Por serem espaços que passam por transformações com certa frequência, para se adequarem às demandas de cada fase da infância, é sempre bom contar com técnicas que proporcionem a reutilização de móveis e materiais na renovação do ambiente.

Uma boa ideia para crianças que já trocaram o berço pelas camas é transformar este móvel em uma mesinha para atividades artísticas.

Berço

Foto: kidcrave

Para organizar a bagunça típica do cômodo, outros materiais bastante comuns, como as latinhas e os pallets de madeira, podem ser bastante úteis. Veja como utilizá-los de uma maneira interessante e criativa.

Outra dica é transformar pneus usados em puffs confortáveis e modernos, utilizando imagens dos desenhos ou personagens preferidos pela criançada. Confira o passo a passo e veja como é simples.

Materiais necessários:

• 2 pneus velhos;

• 1 lata de cola de sapateiro;

• 1 pedaço de MDF (tipo de material derivado da madeira);

• 1 retalho de espuma;

• Grampeador de tapeçaria ou percevejos;

• 16 parafusos (4 porcas);

• Furadeira;

• 1 m de mangueira;

• 1 serra.

Passo a passo

Lave os pneus e em seguida faça quatro furos pela borda para prender um pneu ao outro utilizando os parafusos. Para fazer o assento, faça a medição da circunferência do pneu e corte o círculo no MDF com uma serra. Depois, corte a espuma no mesmo tamanho do círculo de MDF e encape-a com o tecido de sua preferência utilizando o grampeador. Em seguida, cole-a a placa de MDF.

Coloque o estofado em cima do pneu e vire a peça para pregá-lo. Corte três pedaços de mangueira e, com a parafusadeira, fixe os parafusos na mangueira, dois em contato com a madeira e os outros dois em contato com o pneu (como mostra a figura abaixo). Pronto! Seu puff exclusivo está finalizado.

Redação Pensamento Verdehttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.