Crise da água faz casos de dengue triplicarem em São Paulo

© Depositphotos.com/tru168 Pelo menos 120 casos da doença já foram confirmados.

De acordo com um balanço divulgado pela Prefeitura de São Paulo, o número de casos de dengue praticamente triplicou no primeiro mês do ano. Pelo menos 120 casos autóctones (contraídos no município) foram confirmados, e outros 1.304 estão sendo investigados. No mesmo período do ano passado, foram 45 casos confirmados de 495 notificados.

As autoridades estimam que a cidade pode enfrentar uma situação crítica em 2015, com até 90 mil casos de dengue. O aumento da incidência de casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde,  está relacionado ao armazenamento de água realizado pela população em razão da crise hídrica.

“É normal que a população queira se precaver da crise estocando água em casa, mas esses reservatórios precisam ser cobertos” afirmou o secretário-adjunto de Saúde, Paulo Puccini. O secretário também alertou para os poços artesanais que, assim como caixas d’água e outros reservatórios, devem ser cobertos para evitar a formação e criadouros do mosquito transmissor.

A partir desta semana, a Prefeitura vai intensificar a campanha de conscientização. Mais de 7 mil agentes comunitários, além dos 2.500 agentes de zoonoses, vão circular a cidade orientando a população e realizando ações de combate nos locais com grande concentração de pessoas.

Natalia Rodrigues