Bike: agente transformador

7 de agosto de 2017
publicado por
Leonardo Lorentz

© Depositphotos.com / bloodua Projetos procuram mostrar como a bicicleta tem ganhado notoriedade no cotidiano das pessoas.

Mesmo sem receber a devida atenção na formulação de políticas públicas no Brasil, é inegável que a percepção da bicicleta como meio de transporte diário está mais forte em algumas cidades.

Determinadas iniciativas da sociedade civil, mesmo que ainda tímidas, ajudam a fomentar cada vez mais essa discussão tão importante. Um exemplo é o projeto Escola Bike Anjo, que tem o objetivo de engajar o cidadão paulistano por meio de um programa de educação com a bicicleta, durante todo o ano, em alguns espaços públicos.

Outra ação bacana é o documentário Ciclos, lançado este ano. O filme retrata a rotina de ciclistas na cidade e o dia a dia de três personagens que adotaram esse modal como meio de transporte. Cada um com um estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas. Tivemos o prazer de participar com uma de nossas bikers. É possível acessar o vídeo no nosso canal no Youtube.

São histórias e iniciativas como essas que mostram como o uso da bicicleta pode transformar o cotidiano de cada um, que precisamos estimular e compartilhar para que inspirem outras pessoas, corporações e governos. E, mais do que isso, é preciso forçar uma reflexão maior sobre como minimizar a poluição ambiental e sonora diariamente nas ruas.

Pequenas atitudes inovadoras, porém simples, podem ter enorme repercussão na qualidade de vida das pessoas hoje e no futuro, como a adoção de veículos não poluentes para as entregas de produtos e documentos. Pense nisso e compartilhe essa ideia.