Home > Atitude > Em 10 anos, homem cego e amigo biamputado plantam mais de 10 mil árvores

Em 10 anos, homem cego e amigo biamputado plantam mais de 10 mil árvores

Com a convivência, eles aprenderam a trabalhar juntos para superar as dificuldades.

20 de março de 2015
publicado por
Aline Cavalcanti

Reprodução/news.cn

Os amigos Jia Haixia e Jia Wenqi, ambos de 53 anos, transformaram a paisagem do pequeno vilarejo de Yeli, no nordeste da China, ao plantarem mais de 10 mil árvores ao logo dos últimos dez anos.

Mas esta história tem um detalhe: Haixia é cego e Wenqi tem os dois braços amputados.

Haixia ficou cego de um olho devido a uma catarata congênita e perdeu a visão do outro olho em um acidente de trabalho em 2000. Wenqi perdeu os dois braços em um acidente quando ele tinha apenas 3 anos de idade.

Unidos e sem emprego devido às suas limitações, eles conseguiram arrendar 8 hectares de terra do governo e começaram a replantar as árvores. A intenção era restaurar um ambiente árido, cheio de pedras e ervas daninhas, e proteger o vilarejo de inundações. Assim, eles ainda conseguem uma pequena renda.

É interessante notar que eles formam uma dupla improvável, principalmente para uma atividade como o plantio de árvores. Mas, depois de anos de convivência, os amigos aprenderam a trabalhar juntos para superar as deficiências individuais.

E quem pensa que a rotina deles é fácil, se engana. Eles acordam todos os dias às 7h da manhã e não têm planos de parar. Sem dinheiro para comprarem mudas, os dois cortam e aparam as árvores já crescidas.

Em algumas ocasiões, Wenqi carrega Haixia nas costas para atravessarem os rios, enquanto Haixia é quem sobe até o topo das árvores para colher novas mudas. Depois, ele cava buracos no chão para Wenqi iniciar o processo de plantio e cuidados.

Com esta dedicação, a história chamou a atenção e os dois ficaram famosos na China. Segundo a Agência de Notícias Xinhua, além de doações para manterem o trabalho, uma equipe de médicos se ofereceu para realizar uma cirurgia de graça e recuperar a visão de Haixia.

Definitivamente, o ditado “a gente colhe o que planta” está fazendo muito sentido na vida de Haixia e Wenqi.

Confira mais dessa amizade especial nas imagens:

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn

Reprodução/news.cn