Descubra 25 características únicas dos tigres

Conhecidos por serem animais imponentes e muito perigosos, os tigres fazem parte do grupo de quatro espécies dos grandes felinos, composta também pelos leões, jaguares ou onças-pintadas e leopardos. Hábeis caçadores, os tigres contam com enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras.

Apesar de sua beleza e graciosidade, este animal está ameaçado de extinção. Atualmente existem somente 3,2 mil tigres na natureza, restando apenas 7% de seu habitat natural. Boa parte deste extermínio acontece pela caça, como na Ásia, onde os tigres são caçados porque partes de seus corpos são consideradas medicinais.

Para você conhecer mais sobre essa incrível espécie, o Pensamento Verde fez uma lista com 25 características sobre os tigres. Confira!

1 – Tigres têm olhos com pupilas redondas, ao contrário de gatos domésticos. Isto é porque os gatos domésticos são noturnos enquanto os tigres caçam principalmente na parte da manhã e no início da noite.

2 – Apesar de não serem extremamente adaptados ao escuro, a visão noturna dos tigres é seis vezes melhor que a dos humanos.

3 – A maioria dos tigres tem olhos amarelos, mas os tigres albinos geralmente têm olhos azuis. Isto acontece porque a cor dos olhos está ligada aos genes da cor da pelagem.

4 – Tigres conseguem identificar a idade, o gênero e a situação reprodutiva de outros tigres por meio de características do cheiro de sua urina.

5 – As listras de cada tigre são únicas, assim como as impressões digitais das pessoas.

© Depositphotos.com / Tigre.

6 – Quando vários tigres vão comer uma presa, os machos, geralmente, deixam as fêmeas e filhotes comerem primeiro, ao contrário dos leões, que fazem o oposto. Tigres raramente brigam por uma presa, eles simplesmente esperam sua vez.

7 – As marcas na testa de um tigre se assemelham ao caractere chinês para a palavra “rei”, dando aos tigres um status de animal real.

8 – Os tigres são os maiores felinos encontrados na natureza.

9 – Os tigres são completamente cegos em sua primeira semana de vida.

10 – As tigresas só são férteis durante um período de quatro ou cinco dias no ano. Elas ficam grávidas por três meses e, geralmente, dão cria a dois ou três filhotes.

© Depositphotos.com / hdamke Tigre.

11 – As listras da pelagem do tigre também são encontradas em sua pele, portanto mesmo se um tigre tiver seu pelo raspado ainda aparecerá suas marcas.

12 – Tigres normalmente não veem os humanos como presas. A maioria dos casos de ataques a humanos ocorrem devido à falta de suas presas usuais, por conta da perda de seu habitat natural.

13 – Tigres preferem caçar grandes presas em emboscadas. Se você olhar para um tigre, é menos provável que ele o ataque, já que perdeu o elemento surpresa.

14 – Os tigres podem correr a mais de 60 km/h, em distâncias curtas.

15 – Os tigres podem saltar distâncias de mais de 6 metros, e pular até 5 metros na vertical. A musculatura de suas pernas é tão poderosa que pode fazer com que o animal permaneça de pé mesmo depois de morto.

© Depositphotos.com / red-feniks Tigre branco.

16 – Tigres não conseguem ronronar. Para mostrar a felicidade, eles viram ou fecham os olhos.

17 – Tigres geralmente matam sua presa por estrangulamento ou por perda de sangue. Eles emboscam o animal, saltando e agarrando seu pescoço com os dentes.

18 – Tigres podem imitar sons de outros animais para atrair presas.

19 – Tigres comem ursos. Isso acontece por conta da sobreposição de habitats naturais. Às vezes, os tigres imitam o som de presas de urso para atraí-los.

20 – Tigres têm saliva antisséptica. Eles lambem suas feridas no intuito de desinfetá-las.

© Depositphotos.com / Tigre branco

21 – Tigres vivem cerca de 25 anos, tanto em cativeiro quanto na natureza.

22 – Ao contrário de muitos outros animais, os tigres não bebem água puxando-a com a ponta da língua. Eles usam o fundo da língua para empurrar gotas de água para o ar, e somente depois engoli-las.

23 – Existem seis subespécies de tigre: o tigre siberiano, o tigre do sul da China, o tigre da Indochina, o tigre malaio, o tigre de Sumatra e o tigre de Bengala.

24 – Tigres podem acasalar com outros felinos, como o leopardo e o leão. O produto do acasalamento entre um leão e uma tigresa é o ligre, que pode chegar a quatro metros altura.

25 – Ao contrário de quase todos os outros grandes felinos, os tigres são bons nadadores. Eles gostam de tomar banho e brincam na água quando jovens. Adultos, muitas vezes nadam vários quilômetros para caçar ou atravessar rios.

© Depositphotos.com / dimakin Tigre.

Redacaohttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.